O imposto de renda é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e empresas. Seu valor está de acordo com os rendimentos declarados.
Mas diante das facilidades criadas pela tecnologia, como o aplicativo de celular, por exemplo, por que devo buscar um contador para fazer meu imposto de renda? Porque ele sabe os caminhos, ou melhor, os atalhos para minimizar erros e recolhimentos indevidos.
Salários, aluguéis e investimentos, sabemos, são tributáveis. Contribuintes com mais de uma renda, assim sendo, têm que repassar mais informações, elevando o nível de dificuldade da declaração. Aí, o que parecia ser fácil acaba virando uma bola de neve e, ao inserir um dado incorretamente, você pode cair na malha fina.
Já ao contratar um contador, você pode tirar todas as dúvidas durante o processo e ter tranquilidade para reunir documentos e comprovantes. Ele procurará explorar todas as possibilidades de dedução, poupará seu tempo e permitirá até, se for o caso, que você receba sua restituição mais rapidamente.
Vale ressaltar que os valores informados via declaração devem ser exatamente iguais aos apresentados por informes e comprovantes. Tentar enganar a Receita Federal é crime, acarretando não apenas multa como pena de 2 a 5 anos de prisão.